quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Torta Holandesa

Olá pessoal...
Continuando na linha das tortas, hoje darei uma receita de torta doce, a torta holandesa.
Antes de tudo, gostaria de agradecer uma amiga, e chef, a Gisele, que me enviou essa receita a um bom tempo atrás, e está aprovada... Aqui coloquei a minha versão da mesma receita.

Ai vai a receita...

Para o creme claro você vai precisar:

- 1 lata de leite condensado
- 1 xícara de leite
- 3 gemas peneiradas
- 1 envelope de gelatina incolor sem sabor
- 200 ml de chantily batido

Em uma panela coloque o leite condensado, o leite, as gemas peneiradas, e cozinhe sem parar de mexer até adquirir consistência mole (tipo um mingau). Dissolva a gelatina conforme o fabricante, misture ao creme, e deixe esfriar.Quando estiver frio, misture delicadamente o chantily.

Para o ganache (creme de chocolate):

-100 gr de chocolate meio amargo
- 80 gr de creme de leite

Derreta o chocolate e misture o creme de leite.

Montagem:

Em uma forma de fundo falso, forre com bolachas maria, e com bolachas tipo tortinhas ou calipso na lateral. Com cuidado, coloque o creme claro e leve para gelar. Quando estiver firme, espalhe o ganache, e leve para gelar. Depois de 4 hr de geladeira, remova o aro e sirva.

Realmente esta torta fica igual a de padaria, porem acho que a gelatina pode ser até um pouco menos, para ficar mais suave o creme claro...não ficar tão gelatinoso...do resto, uma tentação...
Espero que gostem da receita, e qualquer duvida....só perguntar....
Bjs...Até a próxima....

Um comentário:

  1. Realmente essa torta é uma delicia!!! só uma observação, quando cozinharem o creme leve ao fogo bem baixo ou até em banho-maria pois como é um creme com espessante de ovo ela pode talhar se a temperatura for alta e estragar seu creme fique atento!ah!quando for mantar a torta além das camada de baixo de bolacha você pode colocar bolachas no meio tb fica muito bom e ao cortar vc terá duas camadas de bolacha!!é uma delicia mesmo e não vai manteiga no recheio!!
    GISELE - CHEF

    ResponderExcluir